Desde seu nascimento, sempre procurou e procura Resgatar e Salvar vidas, surgindo a cada ano novos desafios e metas a alcançar. No início de sua fundação, ainda em 1993, buscava assistir as famílias dizimistas da paróquia, nas situações de emergência e conscientizá-las sobre a dimensão social do dízimo, que é auxiliar os que mais necessitam. Essa ajuda também foi estendida a Casa de Menores de Fartura, situada no interior do Estado de São Paulo Instituição mantida pelos Padres Teatinos, que trabalham junto a nossa comunidade São Geraldo.
ASSOCIAÇÃO SOS FAMÍLIA SÃO GERALDO E SEUS PROJETOS A nossa missão é Salvar Vidas. Mas para cumprirmos nossa missão, precisamos de sua ajuda, de sua colaboração, e da sua divulgação. Você que é nosso sócio, nosso colaborador queremos deixar aqui registrado mais uma vez o nosso agradecimento. Com certeza sem a sua colaboração mensal, talvez não pudéssemos assumir compromissos tão essenciais para a continuidade da nossa missão. Por este motivo recorremos a você para que divulgue para a sua família, para os seus parentes, e amigos as nossas obras. Se cada sócio conseguir mais um sócio com certeza poderemos fazer um pouco mais por aqueles que sofrem. Será mais um a transformar lágrimas em sorrisos, sonhos em realidade.
UM POUCO DE HISTÓRIA Em 13 de Outubro de 1993, a Paróquia São Geraldo, dava a Luz à Associação SOS Família São Geraldo, uma entidade assistencial que tem como MISSÃO: Salvar Vidas! A Visão dessa recém nascida entidade que continua até hoje é: Formar cidadãos no resgate de sua dignidade humana e respeitando seus direitos fundamentais: habitação, saúde, educação, alimentação, lazer, cultura e emprego.
Com três anos, em 1995, devido o atendimento que a Paróquia realizava com os jovens do bairro observou-se à necessidade do trabalho de prevenção, acompanhamento e encaminhamento dos dependentes químicos e seus familiares, ocasião em que surgiu o GRUPO SOBRIEDADE.
Associação
•Manter os Centros já criados. •Dar assistência temporária às famílias necessitadas da comunidade em situação de necessidade emergencial. •Organizar e promover a Evangelização e formação cristã, através dos meios de comunicação social; •Oferecer atendimento ou benefícios sociais no desenvolvimento de programas de valorização da vida: apoio a familiares e dependentes de drogas químicas, através da CRM - Casa São Caetano, e de ajuda aos “Moradores de Rua”, através do Grupo Bom Samaritano, sem distinção de raça, cor, profissão, sexo, credo religioso ou político. •Estimular o convívio social e cultura através da criação de biblioteca, gibiteca, videoteca, discoteca, brinquedoteca, fixos e ambulantes. •Promover atividades educacionais profissionalizantes, treinamento, aperfeiçoamento e desenvolvimento de cursos e programas. •Incentivar ou promover a criação de novos projetos : #Creches; #Núcleos Educacionais, #Sócio-educativos. #Setores produtivos comunitários, #Áreas de atividades de lazer comunitário #Órgãos de estudo e atendimento comunitário relativo as áreas de educação, saúde e cultura.
Aos quatro anos, em 1997, surgiu o trabalho com as crianças que, não tendo outra opção, utilizavam as ruas como local de lazer. Foi então criado o projeto de atendimento sócio educativo em meio aberto, cujas atividades eram desenvolvidas no Centro de Pastoral da Paróquia e Centros Comunitários das favelas do bairro. A cada ano, mais desafios surgiam e a Associação, sempre solidária e preocupada com as necessidades do ser humano, abria suas portas e dava inicio a mais trabalhos que Salvam Vidas. Em 1998, a preocupação foi com o aumento da população em situação de rua, iniciou-se, então, um trabalho para atender esse público, servindo aos domingos o café da manhã, uma refeição, além do trabalho de valorização humana, cidadania e lazer.
Com as orações e contribuição de pessoas de fé em 1999, foi adquirido um terreno onde foi construído o Centro de Integração Social Nossa Senhora da Pureza, local, que se tornou a sede da Associação, passando a centralizar os projetos e ampliando seu atendimento. Local este que funciona até hoje o PROJETO VIDA, buscando dar mais qualidade de vida as crianças e adolescentes, tirando-os das ruas e proporcionando atividades educacionais, esportivas, recreativas e de lazer. Esse foi apenas o início de trabalhos grandiosos que a Associação ainda viria a realizar.
Com a construção do Centro de Integração Social Nossa Senhora da Pureza, no ano de 2000, iniciava-se o trabalho com a CASA APOIO A CRIANÇA, uma parceria com a Pastoral da Criança, preocupada com as crianças desnutridas do bairro, estas passariam o dia na entidade, recebendo a alimentação tão necessária para o corpo e também o carinho e atenção necessárias ao seu desenvolvimento. Juntamente com o inicio dos trabalhos da Casa Apoio, que mais tarde tornou-se a Creche Menino Deus, acolhemos 12 crianças encaminhadas pela Vara da Infância e Juventude, para a CASA ABRIGO SÃO CAETANO, crianças que foram acompanhadas até sua maioridade, onde puderam escolher e tomar decisões sobre suas vidas, ou adotadas pelas famílias de nossa comunidade. A cada ano Deus colocava pessoas de fé, que acreditavam e acreditam no trabalho desenvolvido por essa entidade, contamos também com apoio da municipalidade de Guarulhos, que no ano de 2003, nos deu a cessão de dois terrenos, onde funcionam hoje: o CENTRO DE INTEGRAÇÃO DOS IDOSOS SANTO ANDRÉ AVELINO e o CENTRO DE REFERENCIA AOS MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA.
Por Luciana Morais de Paula O amor é Prática concreta ASSOCIAÇÃO S.O.S. FAMÍLIA Salvando Vidas Fundada em 1º de setembro de 1993, a Associação SOS Família surgiu da necessidade de ajudar, em caráter emergencial, as famílias carentes de nossa comunidade e ampliou seu objetivo dando assistência a duas crianças da Casa de Menores de Fartura, sob a direção dos Padres Teatinos. A Associação tem por missão primordial: Salvar Vidas e formar cidadãos no resgate de sua dignidade e respeitando seus direitos fundamentais de saúde, educação, alimentação, lazer e cultura. Tem por objetivo atender a criança em todas as dimensões do ser humano e na sua capacidade de desenvolvimento e investir na família como responsável pelo desenvolvimento integral da criança. Qual a finalidade da Associação hoje?
Projeto Bom Samaritano CRM - Morador em Situação de Rua Projetos Ajude-nos CCI Sto André Avelino Doações Contatos Pastoral da Sobriedade Rádio Comunitária Aliança FM - 87,9 Últimas Notícias Fotos e Vídeos Associação SOS Familia Creche Menino Deus Início Paróquia São Geraldo - Padres Teatinos CIS Nª Sª da Pureza CCI Sto André Avelino Pastoral da Sobriedade Projeto Bom Samaritano CIS Nª Sª da Pureza Creche Menino Deus Paróquia São Geraldo - Padres Teatinos Rádio Comunitária Aliança FM - 87,9 CRM - Morador em Situação de RuaPadres Teatinos www.TEATINOSNOBRASIL.com.br
Copyright 2012
© Direitos reservados - Associação SOS Família - São Geraldo